domingo, 6 de maio de 2012

A história do senhor Delfonso - desfecho diferente ou só mais um?

A história do senhor Delfonso, um homem que precisava passar por uma cirurgia de retirada de vesícula, é só mais um dos inúmeros casos que acontecem todos os dias nesse Brasil de meu Deus. Por intervenção de uma vereadora consegui-se que o senhor Delfonso fosse operado após um ano na fila de espera (reforço, não havia data prevista para o procedimento, o que aconteceu rapidamente depois que a história passou a circular no facebook). O que se viu nesse caso foi mais uma das tantas medidas desesperada em intercessão por uma pessoa que poderia morrer esperando que alguém garantisse aquilo que lhe é seu direito. 
Infelizmente não é só em Frutal que isso acontece. É comum vermos famílias expondo seus problemas de doença na mídia esperando que alguém se compadeça (ou fique com medo de queimar o filme em véspera de eleição) e resolva o problema a contento; pais, mães, filhos chegando em hospitais acompanhados de policiais militares e com mandados de segurança a serem cumpridos por trabalhadores que simplesmente atendem quem consegue ultrapassar as barreiras da burocracia; juízes multando prefeituras em 10 mil, 20 mil, 30 mil por dia de descumprimento às ordens judiciais que garantem apenas e tão somente o que já está garantido nas leis orgâncias da saúde: ATENDIMENTO INTEGRAL A TODOS OS SERES HUMANOS QUE ESTÃO DENTRO DO TERRITÓRIO NACIONAL. Quem tem o conhecimento de seus direitos (ou os contatos) consegue passar por essa provação mais rapidamente, já aos mais humildes... que morram no fim da fila! É essa a nossa realidade.
E não se engane pensando que com você ou com os seus será diferente porque você (e eu também) temos aquele M A R A V I L H O S O PLANO DE SAÚDE com cobertura nacional! Justamente no momento em que você precisar de um tratamento para doença grave (e muito caro, diga-se de passagem) a operadora vai alegar que "exatamente" aquele procedimento seu plano não cobre. Aí você escolhe: ou briga contra o SUS ou contra a operadora do plano... (e o SUS acaba resolvendo mais rápido nesses casos). Parabenizo a Sara Araújo, que junto com o Celso Domingos Junior não "entregaram os bets" até que o caso fosse resolvido. Desejo melhoras ao sr. Delfonso, e desejo que este e outros exemplos nos unam ainda mais na luta por um SUS melhor, onde ninguém precise passar por tamanha angústia.
E apergunta que não quer calar... Se a Santa Casa de Frutal, lá em mil novecentos e qualquer coisa, já tinha estrutura para fazer uma cirurgia de vesícula, por que não foi possível fazer um procedimento relativamente simples como esse no Frei Gabriel e o usuário foi operado em Uberaba? Grave com certeza o caso dele não era, afinal, ele estava esperando a um ano não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário