segunda-feira, 7 de maio de 2012

AMRRIBO - uma experiência de êxito no combate à corrupção.

Diante de todos os acontecimentos em Frutal: denúncias, CEI, votação, marcha... Tenho conversado com muitas pessoas, trocado ideias, sempre com esperança de que existe um caminho pra nos livrarmos da corrupção. Por indicação do meu querido amigo Fábio Santos, achei a AMARRIBO.  Eis a história dessa entidade:
"A AMARRIBO BRASIL é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), entidade sem fins lucrativos, que atua em sinergia com a sociedade civil, a administração pública, lideranças políticas e a iniciativa privada, para acompanhar a gestão dos bens públicos, promover a probidade, e combater a corrupção.
A entidade nasceu em 1999 de uma reunião de pessoas amigas, residentes, ex-residentes e simpatizantes interessadas em oferecer voluntariamente seu tempo, talento, competências e habilidades para contribuir para o desenvolvimento da cidade de Ribeirão Bonito.
Ao tentar empreender projetos de interesse social, a entidade se deparou com grande descaso por parte das autoridades públicas, e com indícios muito fortes de desvio de recursos públicos. A entidade, depois de muito debate decidiu adiar os projetos sociais e dedicar-se por um tempo exclusivamente ao combate à corrupção na administração pública da cidade.
Para tal, ela empreendeu investigações, juntou provas dos ilícitos, efetuou denúncias junto à Promotoria de Justiça da cidade, ao Tribunal de Contas do Estado, e à Câmara Municipal da cidade. Para promover o afastamento dos corruptos, mobilizou a sociedade, realizou audiências públicas, desenvolveu diversos meios de comunicação para comunicação com a população, e conseguiu afastar diversos políticos da cidade, e processar outros que já haviam deixado o poder.
Depois de um trabalho extremamente exitoso de controle e combate à corrupção na Prefeitura de Ribeirão Bonito, com o afastamento de dois prefeitos - um deles preso pela polícia em 2002, e também do afastamento de diversos vereadores, os esforços da entidade foram reconhecidos e repercutidos, em âmbito nacional e internacional, e se tornou um caso emblemático para todo o Brasil."

Hoje a associação tem 200 organizações que fazem parte do mesmo movimento, produz materiais de esclarecimento a serem distribuídos nas cidades, oferece palestras, enfim, ajuda a criar novas associações de combate à corrupção. Está sendo credenciada pela Transparência Internacional como seu Capítulo no Brasil e foi escolhida para fazer a avaliação do cumprimento por parte do Brasil da Convenção Anti Corrupção da Organização dos Estados Americanos, e da Convenção Anti Corrupção da Organização das Nações Unidas. A AMARRIBO é uma das fundadoras e faz parte do Conselho da ABRACCI, do Conselho Gestor da 1ª CONSOCIAL (Conferencia Nacional de Transparência e Participação Social); participa do Comitê dos Jogos Limpos para a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016; é sócio fundador do IFC- Instituto de Fiscalização e Controle com sede em Brasília e do Movimento Mulheres da Verdade com sede em São Paulo.
Prevenir é sempre melhor do que remediar... Não dá pra esperar o próximo prefeito tomar posse (seja ele quem for) e esperar que apareçam novas suspeitas de corrupção pra fazer uma nova MARCHA. Vamos mostrar que de agora em diante a gente vai ficar de olho! Não vamos dar sossego! Como? O primeiro passo é OCUPAR os espaços que nos são de direito: TODOS OS CONSELHOS! E o segundo passo é nos tornarmos uma associação de combate à corrupção. Se a comunidade de Ribeirão Bonito conseguiu nós também conseguimos!  Mãos à obra!
Entrem no site da AMARRIBO, vejam como a associação funciona e baixem a cartilha anti-corrupção. É um material de linguagem simples e muito útil e o arquivo em pdf está disponível no link abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário