quarta-feira, 30 de maio de 2012

Enfim os nomes dos Conselheiros de Saúde de Frutal

Na segunda à noite o vereador Edivalder postou os nomes dos conselheiros municipais de saúde de Frutal.
Vinte nomes divididos em: seis com a inscrição "governamental" e quatorze com a inscrição "civil", sendo 14 considerados titulares e seis suplentes. são eles:

Titulares
Nice Helena Franco Botelho - presidente (governo)
Adelina José Silva (governo)
Ildo Luiz Carrilho de Castro (governo)
Cleudimar Martins da Cruz (governo)
Rodrigo Hidalgo Mendonça (civil)
Vilma de Paula Machado (civil)
Joana Maria Mariano Batista (civil)
Divino José de Oliveira (civil)
Patrícia Pereira Oliveira Fernandes (civil)
Julia Martins (civil)
Manfredo Von Ghlen (civil)
José Andrade de Oliveira (civil)
João Geraldo Silva Rodrigues(civil)
Manoel Neto de Oliveira

Suplentes
Neifla Zuccoloto Reis (governo)
Nilvia Vieira Leonel (governo)
Iara Campos Macedo (civil)
Reinaldo Hipólito Pinheiro (civil)
Cleonice Maria Marques (civil)
Ayres Pedro Ferreira (civil)


Algumas coisas chamam atenção nessa lista:

1- De cara, olha essa divisão: “GOVERNAMENTAL” e “CIVIL”. Frutal ainda está na ditadura militar? O “governo” tem direito a UMA ÚNICA CADEIRA - a do secretário de saúde - e só!
2- A distribuição das vagas deveria ser: 50% de usuários, 25% de trabalhadores, 25% de prestadores de serviço. Quem representa quem nessa lambança?
3- 14 efetivos e 6 suplentes... Como é que a gente divide 14 do jeito que eu descrevi acima? Vamos tentar: 7 usuários, 4 trabalhadores e 3 prestadores... Acho que não ficou bom. De novo: 6 usuários, 4 trabalhadores e 4 prestadores... também não. 7 usuários, 3 trabalhadores, 4 prestadores... Até criança de sete anos sabe que não dá! E, já que cada conselheiro representa a sua categoria, pra cada vaga tem que ter um suplente. Não dá pra chamar representante de prestador pra representar usuário, nem de usário pra representar trabalhador (bom, só se for tudo uma encenação, aí quem dirige o teatro substitui com quem estiver mais apto a desempenhar o papel que a dona da brincadeira quiser)
4- Por que a mulher do secretário de saúde faz parte do Conselho?
5- Por que que a pessoa responsável pela contabilidade do Frei Gabriel (a mesma responsável pelos pagamentos absurdos já discutidos exaustivamente aqui) faz parte desse conselho, e com esse tal título de civil?
6- O que pessoas ligadas a cargos de confiança da prefeitura fazem nesse conselho? Se fossem funcionárias da saúde eu diria que entraram representando trabalhadores (o que ainda assim estaria errado porque ocupam cargos de confiança... logo representariam a “patroa” e não a classe), mas funcionárias da educação, da assistência social... Essas cadeiras não vos pertencem!

A encenação está muito clara! Isso é chamar o povo de idiota!

Mas o que mais me doeu foi ler o nome da presidente do Conselho. Uma profissional competente, formada na melhor universidade da América Latina, contemporânea de doutoras importantes no departamento Materno-Infantil e Saúde Pública da EE-USP. Uma das pessoas que me inspirou a escolher a profissão da qual me orgulho.... Sinceramente, ela podia se aposentar sem ver seu nome envolvido nessa porcaria toda.

Todos tem o direito, aliás, o dever de vir a este blog esclarecer as dúvidas que pairam em nossas cabeças! Inclusive a presidente, caso tenha algo de diferente para nos trazer. Lerei com todo cuidado procurando alguma nova informação que desconstrua a opinião que eu tenho hoje. Mas não me venham dizer que por serem tão bonzinhos foram convidados a ajudar a prefeitura!

O papel do conselho é ajudar o povo de Frutal, defendendo os direitos dos usuários do sistema público de saúde e não sendo bonzinhos com a prefeita. Até minha boa vontade tem limite!

Pra quem quiser entender mais como deveria funcionar o conselho tem uma outra postagem bem didática:
http://lcmpiosiadlo.blogspot.com.br/2012/05/materiais-de-interesse-para-que-quer.html








2 comentários:

  1. Como é a sociedade, não? Foi preciso uma frutalense morando em terras distantes vir à público para descortinar as mazelas de uma administração errônea (termo gentil). Parabéns, caríssima Laura Christina Macedo Piosiadlo! E também fico chateado de ver o nome da excelente Nice Helena encabeçando tal disparate. Se estão todos imbuídos de bons pensamentos, a forma está irregular e ilegal. Isso é fato! E cada um assina pelo que possa vir a ser cobrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que alguém que faz parte do conselho se posicionasse. Está difícil Waldir, mas a esperança é a última que morre... Não é possível que com esses nomes circulando publicamente ninguém tenha nada a dizer em defesa própria.

      Excluir